Amigas que me visitam !!

sábado, 3 de novembro de 2012

- Enfeites de Natal


Sempre...desde sempre, que gosto de bordados e
crochet...e tricot...enfim gosto de trabalhos manuais!
Aos 6 -7  anos aprendi com a minha tia materna
 e madrinha, Maria Clarinda,  a fazer tricot.....
a lã de tanto ser tecida e desmanchada ficou da cor da
terra do oeste do Paraná....
vermelha....
Mas aprendi e isso é o que importa!!

Depois aos 10-11 anos aprendi a fazer crochet...
Foi a minha mãe, ante a minha insistência,
quem me ensinou a fazer biquinhos de crochet  em tecido...
Quando vim a Portugal aos 11 anos,
fiz cá 12 anos, em 1969,
em vista da prodigiosa produção de crochet pela
senhoras portuguesas, fiquei ainda mais fã.
E continuei a fazer crochet...

Basicamente sempre fiz:
bordados, crochet e tricot,
não basicamente nessa ordem.....
mas, sempre estive com as mãos ocupadas
com algum trabalho manual.
Não aprendi a jogar baralho e não sinto
necessidade....
Desculpem-me a franqueza, mas
acho perda de tempo!

E essa opinião se acentuou ainda mais
depois de ter ficado doente.....
Tanto que cá em Portugal
quando ia para o Hospital Garcia de Orta
para as sessões de quimioterapia,
sempre levava um crochet....
Quando cansava, fechava os olhos e
recostava-me na cadeira....
Depois voltava ao crochet....

Foi uma das maneiras que encontrei
para distrair-me, para não afundar no desespero....
pois ninguém sabe o que é passar por essa doença,
até  passar por ela....
Não o desejo a ninguém....
Prá frente, que atrás vem gente....

Quando vim para Portugal em 2006,
resolvi como forma de me  inteirar dos trabalhos manuais,
e depois de ver vários exemplos,
criar um blog....
Este....
Não fui muito criativa em termos de nome,
apelei para o mais fácil,
e às vezes é o acertado.

Com o blog conheci e continuo a conhecer
verdadeiras artistas dos trabalhos de agulha...

Entre tantas, conheci a Lee Albrecht 
e com ela conheci o programa Pattern Maker...
Adquiri e comecei, titubeante, a fazer pequenos
esquemas...esquemas esses que em algumas
vezes enviei para a Escola da Lee.

Nestes últimos dia tenho visto os esquemas,
pelo menos 6 deles, a tomar forma,
a tornarem-se reais em forma de pequenos
objetos decorativos para o Natal....

É muito bom esta sensação de realização...,
ainda que através de outras  pessoas.

Desta forma, quero agradecer a Lee,
e à Luciana e Emily,
que bordaram os esquemas....

E já agora deem uma olhadinha nos bordados....









28 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Essa história de vida é extraordinária! Essa mulher artista, coragem, generosidade, candura que és tu, Meninha, provoca "obrigados" a quem tem o privilégio de contigo contactar.
Gosto muito de ti!

Lee Albrecht disse...

Filó
obrigado, obrigado por ajudar a divulgar o nosso trabalho por toda a Europa...Obrigado por compartilhar conhecimento comigo! obrigado por ser minha amiga no blog, no face, mas principalmente por ser minha amiga pessoal que me incentiva dia após dia. Que Deus abençoe nossa amizade eternamente

Renza disse...

Complimenti per i tuoi bei ricami e la tua forza di vivere
Un saluto
Renza

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Filomena... para fazer estas maravilhas tem que ter dom mesmo... eu não nasci com este talento, o que me resta e admirar e ficar feliz por ter tantas pessoas como você que nos enchem os olhos com tanta beleza e delicadeza... beijosss!!!

Toca do trico e croche disse...

Maria Filomena,
ter você como amiga... é uma grande honra.
Seus trabalhos e postagens são sempre
grandes fontes de inspiração...
Sua historia de vida... um exemplo de superação e dedicação que fazem de você um "ESPETÁCULO" de ser humano.

Um forte abraço !

Sonia Faria

JudyC disse...

Here is really a nice place to meet friends and share the same interests we all love!!! :-))) Hugs! judy

Meadas Soltas disse...

Olá, gostei muito de ler a sua história de vida e o carinho que dedica a estas artes.
OBrigada pela partilha e pelos trabalhos maravilhosos que nos inspiram e que admiramos.

Bejinhos
Teresa

Pipinha disse...

Filomena, gostei muito de ler a sua história e até me comovi!
Um grande beijinho,

Pipinha

PS- As decorações bordadas estão lindas!!! :)

Marilia Baunilha e Patch disse...

Que história rica em exemplos de superação. Nunca imaginei! Quanta emoção você me passou com suas palavras e seu exemplo. Obrigada.

Beijos,

Eneida

Elena Zoia disse...

Cara Filomena
è un piacere averti incontrata ed averti come amica.
Grazie per tutte le cose che ci fai conoscere e complimenti per tutti i bellissimi lavori che realizzi.
Un abbraccio
Elena

Sonia Facion disse...

Lindos os enfeites, amei!!!

Bjks

Sonia

Crochet'Art disse...

Faz um tempinho que sigo o seu blog e hoje ao ler a sua história certifico-me da importância de trabalhar com as mãos. Assim como você tenho paixão pelo trico, crochê e bordados e é muito bom poder saber que muitas vezes esses ajudam a viver. Que o seu testemunho seja visto para que muitas possam encontrar a coragem de viver nas coisas simples. Grande beijo, Sandra

fios de renda disse...

A sua história de vida é uma inspiração. E os seus desenhos mostram a sua grande criatividade.
Um abraço
manela

Regiane Siricutico disse...

Oi Filo... amei saber mais de ti, quanta força, quanta realização. Parabéns, por ter vencido cada etapa e não ter perdido o encantamento pela vida. Você realmente é uma inspiração. Desejo tudo de bom pra ti... tenha uma semana abençoadíssima no Senhor. Com carinho Regiane.

M Orfelina disse...

Filomena,su historia de vida es de mucho coraje,valentia y amor hacia la vida.Y yo creo que Dios a veces nos da sufimiento que no entendemos, y decimos porque a mi ,y luego nos decimos y porque a mi no .Su ejemplo es para muchas de nosotras que no hay que darse por vencidos jamas.Y mostrar todo lo bello que podemos hacer ,cuando hay personas como ud que nos regala todo con tanto cariño, y generosidad. Que Dios la bendija y siga protejiendo un beso y un abrazo grande .M Orfelina.

Conceição Esteves disse...

Filomena, és digna de tudo o que conquistaste na tua vida.
Mereces o dom que tens, as amigas, e as dádivas que recebes.
És uma grande mulher e exemplo para todas.
Que a vida continue assim a te abençoar.
Os bordados, não tenho palavras para eles. Divinos.

CasaERBA disse...

Dear Filomena, thank you for sharing these wonderful works and I really enjoyed reading your story. I'm thankful to you for your friendship.
with love
erba

Andreana disse...

Grazie Maria Filomena di essere entrata nel mio blog e di far parte delle mie amicizie virtuali!E complimenti per i tuoi lavori:sono molto belli!Un caro saluto,Andreana.

Andreana disse...

Grazie Maria Filomena di essere entrata nel mio blog e di far parte delle mie amicizie virtuali!E complimenti per i tuoi lavori:sono molto belli!Un caro saluto Andreana.

olharbiju disse...

Olá.
Adorei tudo o que encontrei neste cantinho.
Bordados lindos, fotos lindas, e mesmo sem conhecer acho que é uma linda pessoa.
Bjnhoss
alice

Sandra Gonçalves disse...

Muito gostoso isso, nada mais importante na vida que quando fazemos coisas com prazer e amor, e isso é o teu caso Filomena. Caí no seu Blog várias vezes procurando pelas fotos trabalho em crochet e bordado e, acabei por te seguir devido a quantidade de coisas belas que você cria e faz. Fico feliz de te ver criando e deixando para trás as experiências dolorosas, com certeza hoje você tem mais ainda valor de cada minute que Deus te agracia com o fio da vida. Beijos

Sandra Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toca do trico e croche disse...

Menina,
que bom que esta de volta...
Um ótimo final de semana!

Beijos!

Sonia Faria

O meu pensamento viaja disse...

Meninha, venho deixar um beijo e desejar uma boa semana.

Angela disse...

Por coincidência, ontem chamei umas amigas para jogarmos baralho e nenhuma quis me acompanhar. Que importa? Depois que li seu texto posso dizer que concordo com vc. Vou fazer meu crochet, minha bainha aberta e pronto!!!
Que Deus te ilumine porque você merece.
Beijos e boa semana que entra.
Angela

Andréia Klier disse...

Lindíssimos trabalhos!

Tem um selinho esperando você, minha querida! Bjs

http://deiaklier.blogspot.com.br/2012/11/selinho_13.html

Unknown disse...

Olá Filomena,

você teve boas professoras mas as suas mãos são mesmo de fada, não há dúvida alguma.
Beijinhos e boa semana.
São

Maria Rosa Henriques disse...

Caminhou sempre no mundo das artes e teve oportunidade de realizar lindas obras. Esse seu dom é uma dádiva, como a sua generosidade. Muito obrigada por partilhar suas vivências... essa força e beleza que emana de si faz-me sentir orgulho por a ter conhecido.
Beijinhos.